Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Luz, câmera e ação

Registrar cada detalhe da cerimônia de casamento é um momento que toda noiva quer guardar para o resto vida. Do making off, à entrada na igreja; da troca das alianças ao beijo, da recepção até a despedida do casal rumo à lua de mel, são aguardados com expectativa pelos noivos, familiares e amigos que querem assistir depois.
Por isso a escolha do profissional capacitado para executar tal “missão”, representa uma das preocupações que mais requer atenção na hora de fazer o planejamento da festa.
Além de procurar referências do profissional ou empresa que vai realizar o trabalho, é importante também se atualizar e saber o que as novas tecnologias na arte cinematográfica tem para oferecer. Afinal, não se pode deixar de registrar nenhum flagrante. Numa conversa com o cinegrafista e fotógrafo de eventos José Ricardo, da JR Produções, fica mais claro decidir o que se quer e como é o trabalho desses profissionais.

V.N -O que está sendo mais usado nas filmagens de casamento?

JR - Sempre que a tecnologia vai liberando novos equipamentos com maior poder de qualidade e definição, a busca dos profissionais da área por eles é muito grande porém se dá conforme o mercado estabelece.Hoje nós trabalhamos com imagem full HD ou seja 1920x1080 linhas horizontais x verticais, utilizando câmeras cada vez menores e com mais recursos, como captura, que ao invés de fita digital utiliza cartão de memória ou mesmo um HDD (disco rígido) dentro dela, proporciona maior tempo de gravação sem trocar de fita, maior facilidade e qualidade na passagem para o computador. Existe também a opção de entrega do material final em blu-ray, que tem também maior resolução.

V.N - Quantos profissionais trabalham na cerimônia?

JR - Geralmente a quantidade de profissionais depende do porte do evento, ou seja, do que foi contratado, mais de uma maneira geral são dois profissionais por câmera utilizada.

V.N - Quais as maiores dificuldades para realizar a filmagem?

JR - Um dos grandes problemas encontrados são as igrejas, que são às vezes pequenas para a produção contratada, não tem pontos de energia disponíveis, ou a pessoa responsável não deixa ou ainda não comporta a potência dos equipamentos utilizados. Tem ainda aqueles fotógrafos e cinegrafistas amadores que acabam atrapalhando o o serviço do profissional e muitas vezes põem em risco o mesmo.

V.N - Hoje casamento é uma superprodução e cada vez mais se usa equipamentos de alta tecnologia, o que você dispõe?

JR - O casamento virou uma super produção as imagens hoje já são capturadas em full HD, com câmeras compactas e mais versáteis. A iluminação está em transição para led’s, gravações com múltiplas câmeras, utilizando gruas, montagens de postes fixos e moveis, captura do áudio digital direto da mesa de som da igreja e do salão de recepção. São produções que se iniciam no acordar dos noivos até o “gran finale” da saída para a lua de mel. Vale lembrar que os fatores tempo, horário, local, espaço físico e principalmente os profissionais envolvidos é que vão dar o diferencial ao seu evento.

Serviço
JR Produções Artísticas
Av. Dr. José Rufino, 1407 / sala 101
Shopping Areias, Areias / Recife / PE
Fones: +55 81 3455.1372

Nenhum comentário:

Postar um comentário