Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dois pais, uma noiva





Durante o curso de cerimonial e assessoria que fiz no Recife com Renata Lima muitas dúvidas foram levantadas, como por exemplo, o ritual para conduzir a noiva ao altar, quando ela tem dois pais. O pai biológico e o que criou (novo marido da mãe,avó ou um parente mais próximo), enfim aquele que esteve presente na criação da noiva quando criança e fez o papel de pai.
Para a dúvida uma conclusão, não há uma regra para o cortejo. Cada noiva deve decidir ou criar o ritual que atenda ao seu desejo. Mas uma boa conversa com a cerimonialista, os “pais” e a mãe, vai ajudar muito na decisão.
No blog da cerimonialista e advogada Amandica ela apresenta algumas idéias que podem ser copiada e aproveite na reproduzir aqui..
Novos tempos, novos códigos de ética, novos tipos de famílias surgiram e ainda estão surgindo! Muitas noivas possuem dois pais, e aí vem a questão, com quem entrar na igreja?
Entre outras situações inusitadas, mas muito comuns estes tempos!
Uma solução bacana e que alegraria ambos seria entrar com o pai "mais ausente" primeiro, até metade da igreja, e após entrar com o "pai presente", que a criou, amou, custeou até o altar entregando-a ao noivo (e ele pode ser o pai adotivo, o segundo marido da mãe sem ter adotado, o avô etc) - digamos que isso não é algo que você ache nos livros de "como agir corretamente em um casamento" ou em um livro de "etiquetas em festas sociais", porém é uma solução que faz um sentido incrível quando levada pelo lado sentimental.
Temos que ter consciência hoje em dia que, as novas famílias hoje em dia, muitas vezes vêm de separações, novos irmãos surgiram, novos parentes são "agregados", enfim...e deve-se ter a flexibilidade desta nova geração, afinal não há uma jurisprudência sobre tais comportamentos (jurisprudência: um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria e proveniente de tribunais da mesma instância ou de uma instância superior como o STJ ou TST).
São tantas as composições familiares hoje em dia que não houve tempo hábil pela nossa legislação e nem mesmo pelos nossos costumes para classificá-las e até mesmo organizá-las: famílias monoparentais, famílias formadas por pais adotadivos homoafetivos entre tantos outros, e que em breve trataremos aqui.
Conheci uma noiva que, para não fazer o pai biológico ficar triste, pois ele havia se aproximado dela há uns 5 anos e formado um laço muito forte desde então e para não chatear o segundo marido da mãe que a criou como filha desde os seus 7 anos de idade, ela acabou entrando na igreja....COM A MÃE! Sim, e foi a imagem mais linda que vi nos últimos tempos, pois como ela mesmo disse, a mãe sempre teve um papel tão importante em sua vida, que valia por ela e os dois pais; isso acontece muito quando o pai é falecido e muitas vezes a noiva não tem um tio mais "chegado", ou irmão, ou até tem todos eles, mas quer entrar com a mãe: não é errado e é emocionante!
Leia a matéria na íntegra no blog http://www.amandicaindica.com.br/2011/02/toques-e-retoques-noiva-que-tem-dois.html

2 comentários:

  1. Jaimar, neste último final de semana a entrada tanto do noivo quanto da noiva foi com o pai e a mãe ... E a emoção sentida pelos noivos tomou conta dos convidados. Foi lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu fiz um post hoje no meu blog sobre isso. tenho dois pais e pensei nisso entrar com um até metade e o outro me entregar para o noivo, eu estava em duvida pois nunca imaginei que tinha outras pessoas com a mesma situação que a minha. Obrigada pela dica e vou sim entrar com meus dois pais.

    www.bruna-manoel.blogspot.com
    Estou te seguindo.

    ResponderExcluir