Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trash the dress


Já pensou você vestida de noiva, com aquele vestido dos seus sonhos, tirando fotos em uma estação de metrô; numa ponte; dentro da piscina, ou no mar, ou em qualquer outro local inusitado. Parece coisa de louco, mas não é. É Trash the dress, o mais novo conceito de fotografia para casamento ou registro de datas e festas especiais.

São fotos nada convencionais, tão criativas que parecem feitas para publicidade. Coisa de “cinema”. Aqui no Recife, uma das pioneiras nesse tipo de ensaio é a fotógrafa Luka Santos, cujo trabalho já foi matéria de TV exibida em rede nacional.

Trash the dress significa jogar o vestido fora, porém não precisa levar a tradução a pé da letra, o casal pode fazer o ensaio sem chegar a tanto. Conversei com Luka sobre o trabalho dela e essa técnica, e como se preparar para enfrentar um ensaio de maneira a ter um resultado lindo como os das fotos mostradas aqui.

VN - Quando e onde surgiu Trash the dress
LS - O Trash The Dress surgiu nos EUA,quando John Michael Cooper, um fotógrafo de Las Vegas tirou fotografias não tradicionais da noiva após a cerimônia de casamento. O estilo começou a se popularizar nos EUA e logo ganhou o mundo, chegando ao Brasil a cerca de 2 anos e já tem sido bem procurado na região sul e sudeste. O ensaio Trash The Dress é entendido então como um ensaio feito após o casamento, em locais inusitados onde o casal possa despreocupar-se com protocolos e curtir uma sessão de fotos criativa e divertida.porém vestidos a caráter. O Trash The Dress, ao pé da letra quer dizer jogar o vestido no lixo, porém , aqui no Brasil, os casais procuram fazer ensaios menos drásticos e que não acabem com o vestido, apenas molhe ou suje uma coisa ou outra(coisa que muitas vezes no próprio dia do casamento acaba sujando muito mais).

VN – Qual o melhor momento para tirar as fotos
LS - As fotos são tiradas pós casamento e normalmente agendamos uma data mais cômoda para a realização do TTD. Alguns casais, especialmente os evangélicos (pois as festas acabavam mais cedo),preferem marcar para o dia seguinte e aproveitar penteado etc. Nada impede que se faça um TTD após anos de casados, para comemoração de bodas etc, não há limite de tempo, basta ter disposição.

VN - Quanto tempo dura a sessão
LS - A sessão normalmente dura metade de um dia, de preferência o período da tarde, devido a melhores condições de luz. Esse tempo pode variar de acordo com as locações escolhidas, mas a média é cerca de quatro horas.

VN - Como é a produção das noivas
LS - Possuo propostas onde o casal pode contar com a minha equipe para produção de cabelo e maquiagem. Porém a maioria dos ensaios TTD que fiz, a produção de cabelo e maquiagem foram feitas pela própria noiva. Na verdade não há mistério pois a maquiagem é básica, feita no dia a dia e o cabelo, de preferência, preso de forma simples para não atrapalhar na hora das cenas de água, etc. Nesse caso podemos dar também um apoio com algum adereço a mais, apenas para arrematar a produção.

VN - Quem escolhe o cenário e os adereços
LS - Marco reunião com os casais para que eu possa conhecê-los melhor, fazer um pequeno "briefing" de suas histórias juntos. A partir daí identifico o perfil deles para que daí possamos escolher juntos quais seriam as melhores locações e possíveis objetos para compor o ensaio

VN - Como as noivas devolvem o vestido
LS - Por incrível que pareça eles voltam menos sujos do que no dia do casamento propriamente dito (quando passam horas a fio arrastando pelos salões de festas). Como normalmente a sessão acaba após uma cena com água, onde teria alguma sujeira acaba amenizando quando é molhada. E os vestidos voltaram perfeitamente inteiros. Creio que o pior que aconteceu foi em um véu de uma das noivas que rasgou um pouco por prender em alguns galhos do cenário.

VN - Quanto custa uma sessão de fotos

LS - No Brasil as sessões costumam variar em torno de R$ 800 a R$ 4.000,00. Depende muito da estrutura montada pelo profissional,sua qualificação para realizar um bom trabalho,o que inclui cada sessão,valor de fotolivro e álbuns etc.


Para entrar em contato com Luka basta ligar (81)8602-1219 ou enviar e-mail fotolukasantos@gmail.com e para ver outros trabalhos acessar o site www.lukasantos.com.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário