Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cerimonial casamento evangélico


O post de hoje atende a sugestão de Iara Assis, uma noivinha católica, cujo noivo é evangélico e que está com uma séria de dúvidas sobre o cerimonial pois vai casar na igreja evangélica.

Bem, a primeira providência é conversar com o pastor da igreja que o noivo frequenta para saber como funciona a cerimônia,pois o casamento evangélico ou protestante, chamado Bênção Matrimonial, apresenta algumas diferenças em relação ao casamento católico.

A principal diferença é em relação ao compromisso conjugal – para as igrejas evangélicas o casamento não é um sacramento, não há rituais e os noivos não realizam um juramento, mas sim um compromisso. Também não há curso de noivos para casamentos evangélicos, mas sim uma conversa com o pastor que celebrará o casamento. Durante a bênção, as palavras serão baseadas nessa conversa e na história vivida pelo casal.

Outra providência é procurar uma cerimonial que tenha experiência no assunto e planejar o ritual de acordo com a tradição da igreja.

Segue uma sugestão de roteiro de cerimonial evangélico

Lembre-se que não há regras fixas. Esse roteiro é apenas uma sugestão e pode ser adaptado ao gosto dos noivos, ao espaço onde a cerimônia será realizada e aos costumes da igreja.

Na dúvida, converse também com o pastor que irá celebrar o casamento sobre questões importantes como o tema da preleção, apresentações especiais etc.

Entrada dos padrinhos. A quantidade é definida pelos noivos, mas deve combinar com o tamanho do local da cerimônia. Os padrinhos ficam no altar, com os pais e noivos, ou na primeira fila de cadeiras da igreja.

Entrada do noivo acompanhado pela mãe

Entrada da noiva, conduzida pelo pai e acompanhada pelas daminhas e pajens.

Os pais ficam na altar com os noivos, ou ocupam a primeira fila de cadeiras da igreja, ao lado dos padrinhos

O pastor faz uma preleção com citações bíblicas e uma oração pedindo bençãos para o casal.

Entrada da dama com as alianças ou entrega da aliança pelo padrinho do noivo

Bênção e entrega das alianças e palavras do pastor sobre a importância da aliança que está sendo celebrada entre os noivos.

Nesse momento pode haver apresentações musicais ao vivo, louvor conduzido por cantores, etc.

Bênção final sobre os noivos

Oração de despedida

Beijo dos noivos

Saída dos noivos e cortejo do casal (pais, padrinhos, etc.)

Fonte: Guia de Casamento

Foto Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário