Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Topo de bolo - um charme a mais




Quem não se rende aos encantos dos bonequinhos dos topinhos de bolos. Aqueles delicados e singelos biscuits que decoram e dão charme ao bolo da noiva.

Uma das pioneiras no Recife na produção dessas peças com formato das características humanas dos noivos é a artesã Ana Cavalcanti , que desde 2004 trabalha com esse tipo de lembrancinha.

Ana explica que a modelagem das peças pode ser de três formas. Eles podem ter características humanas, mas não tem intenção de reproduzir fiel e exatamente os rostos dos clientes, tal qual uma escultura acadêmica. As proporções corporais e faciais, assim como feições são apenas representações estilizadas resultantes da percepção da artesã. Eles medem de 17 a 18cm de altura, são feitos sem utilização de moldes. O trabalho é feito em porcelana fria (biscuit). É uma peça que tem grande durabilidade e retratará também um dia inesquecível, assim como as fotos e filmagem.

Já os no formato bonequinhos tem o corpo proporcional e a cabecinha com olhos pintados e boca marcada. Medem aproximadamente 18cm.

Nos modelos tipo infantil apenas a cor dos olhos e cabelos, bem como tom de pele dos noivos são retratados . Os trajes seguem características dos usados no dia do casamento porém são estilizados. Medem aproximadamente 14cm.

Para “retratar” o casal é preciso que o cliente descreva sua idéia para compor o cenário: gostos, manias, profissões, etc. Com base nessas informações, ela elabora o cenário.

“É um trabalho gratificante, tudo é feito artesanalmente, sem uso de formas e atendendo os mínimos detalhes para garantir que o cliente tenha uma peça exatamente do jeito que sonhou para o grande dia”,destaca.

Para quem já está a tanto tempo no mercado pode-se dizer que já viu de tudo no gosto do cliente. Foi o caso de uma noiva que pediu que ela produzisse uma peça macabra. Delicadamente recusou o pedido, pois seu trabalho é para realização de sonhos e não de pesadelos, conta ela entre risos.

Ana aceita encomenda para todo o Brasil e exterior, inclusive já tem peças suas na Itália, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Canadá.

Abaixo você tem um "aperitivo " do trabalho da artista.


Serviço

Contato(81)34628335 – 91135006

http://www.flickr.com/photos/anacavalcantiartes
www.fotolog.terra.com.br/anacavalcantiartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário